O beach tennis é a mais nova modalidade do Esporte Clube Bahia — Associação. Em conjunto com a D7 Beach Arena, referência no estado, o Esquadrão passa a ter uma equipe de alto rendimento formada por oito dos maiores jovens talentos locais. São eles: Bernardo Marinho, 13 anos; Giovanna Ribeiro, 14; Isabeli Camurugy, 14; Isabella Carvalho, 12 (recém-medalhista de bronze no Pan); João Victor Contelli, 15; Paulo Vitor Paranhos, 16; Rafael Gordilho, 14; e Rafaela Uzeda, 13.
Por meio da parceria firmada, a sede da D7, localizada no Shopping da Bahia, em Salvador, será o centro de treinamento dos atletas tricolores. A estreia deles com o manto azul, vermelho e branco está prevista para acontecer já em outubro, durante o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) a ser disputado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 23 e 26.
Assim, chega a nove o número de modalidades do Bahia — Associação, que antes já tinha aderido ao basquete, basquete 3×3, corrida de rua, futevôlei, MMA, rally 4×4, vôlei e vôlei de praia — duas delas também praticadas em areia. A inserção do Clube no beach tennis segue uma tendência observada em todo o país. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o número de praticantes em território nacional quase triplicou em dois anos: saiu de 400 mil, em 2021, para 1,1 milhão, em 2023.
“O beach tennis é uma modalidade que tem crescido muito no Brasil inteiro, com competições nacionais de bastante relevância”, enfatiza o Presidente Emerson Ferretti. “Iniciaremos com atletas de alto rendimento, mas a ideia é na sequência criarmos nossas escolinhas, para podermos formar novos talentos e assim realizarmos um trabalho completo em mais uma modalidade oferecida à torcida tricolor”, complementa.
Na visão do Diretor Comercial da D7, Pedro Palma, a parceria tem grande importância para o desenvolvimento da modalidade. “Estar ao lado de um clube da importância do Bahia, já consolidado no cenário esportivo, só agrega ao trabalho da D7, que apresenta uma atuação diferenciada aqui no estado, especialmente com crianças e adolescentes”, afirma.
Entendendo a modalidade
O beach tennis foi criado em meados de 1987, na Itália, e começou a se profissionalizar em 1996. Trata-se de uma combinação de tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. A modalidade chegou ao Brasil em 2008, tendo começado pelo Rio de Janeiro. Desde então, vem crescendo rapidamente e se expandindo para outros municípios, litorâneos ou não.
Hoje, com a presença do beach tennis nas 27 unidades federativas do país, o Brasil é, junto com a Itália, a maior potência mundial do esporte, aponta a Federação Internacional de Tênis (ITF). Um exemplo disso é a conquista de 43 medalhas no Pan-Americano 2025, disputado no último fim de semana, em Caraguatatuba-SP — 15 a mais que na edição do ano passado —, sendo uma delas o bronze de Isabella Carvalho, nova atleta do Bahia — Associação.
Sobre a D7
A D7 Beach Arena foi fundada em 2022, no Shopping da Bahia, em Salvador, como a primeira arena coberta e a primeira dentro de um centro comercial no estado. Atualmente, tem mais de 450 atletas em aula em suas oito quadras disponíveis.