A primeira edição da Corrida do Bahêa, realizada durante a manhã deste domingo (1º), reuniu mais de 3 mil pessoas no Farol da Barra. Juntas, elas coloriram, de azul, vermelho e branco, a orla de Salvador no trecho até o bairro do Rio Vermelho.
Dividida em oito categorias e com distâncias de 5 km e 10 km, a prova premiou todos os participantes com medalhas e 112 deles, também, com troféus. Os cinco primeiro colocados na categoria geral (masculino e feminino) receberam ainda uma premiação em dinheiro.
Em parceria com assessorias de corrida, o próprio Clube teve representantes na prova: na categoria de 5 km feminina, Marily dos Santos foi campeã e, logo na sequência, em segundo lugar, ficou Janine Marques. Na de 10 km, outra representante tricolor, Jeane Barreto, subiu ao lugar mais alto do pódio. Entre os homens, o Esquadrão levou a melhor nos 5 km, com Anailton Santos. A classificação completa está disponível aqui.
Além da prova, a Corrida do Bahêa ofereceu aos tricolores serviço de massagem gratuito, degustação e venda de produtos e distribuição de brindes. Ao longo do percurso, o bloco A Barca Tricolor ajudou a manter o astral da galera lá em cima. Ao final, o sucesso do evento foi festejado com o samba da banda Água Fresca, que se apresentou sobre um pranchão estacionado em frente ao Farol da Barra.
Próximas edições
A Corrida do Bahêa já tem duas novas edições marcadas para o próximo ano: 8 de junho e 30 de novembro — essa, em formato inédito em Salvador, durante o pôr do sol. Segundo o Presidente Emerson Ferretti, o evento veio pra ficar no calendário de corridas de rua da capital baiana. “Estamos muito felizes, pois fizemos esse evento com muito carinho, e a torcida abraçou e fez essa grande festa, mostrando que é possível ocuparmos outros espaços na cidade além da Fonte Nova”, disse ele.
Circuito infantil
Após a conclusão da prova, foi a vez de a turminha tricolor fazer a folia no circuito infantil, a Superkids Run. Trajadas com camisa e capa em alusão ao Super-Homem, mascote do Bahia, cerca de 250 crianças de 4 a 12 anos foram entretidas por um animador de festas e ‘tricoloriram’ o entorno do Farol da Barra com pós biodegradáveis.
Sustentabilidade
Além de saúde e bem-estar, a corrida fomentou a sustentabilidade ambiental. Durante a prova, os participantes se mantiveram hidratados com sachês de água, o que reduziu em 75% a quantidade de plástico descartado. De forma complementar, o projeto Cata Rua mobilizou catadores parceiros para fazer a coleta de resíduos sólidos recicláveis.
Sobre a Corrida do Bahêa
A Corrida do Bahêa é uma realização do Esporte Clube Bahia, com coordenação técnica de Felipe Chokito, da Runners Club de Corrida.