Fórum Estadual de Formação Esportiva irá fomentar desenvolvimento do esporte na Bahia, diz Presidente Emerson Ferretti

Estreando como anfitrião no Fórum Estadual de Formação Esportiva, realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Esporte Clube Bahia — Associação (ECB) almeja, com a ação, fomentar o desenvolvimento do esporte na Bahia, em consonância com o compromisso social do Clube. “Quando assumimos o protagonismo de trazer ao estado um fórum dessa magnitude, levamos a todos os outros clubes e instituições conhecimento sobre a disponibilização de recursos feita pelo CBC”, disse o Presidente Emerson Ferretti durante entrevista coletiva nesta terça-feira (10).

Ainda segundo ele, a realização do Fórum em Salvador no próximo dia 19 também servirá para fortalecer o projeto ‘Bahia Olímpico’, em fase inicial de implementação. “A gente tem o desafio de fazer o Bahia grande para além do futebol”, enfatizou Emerson. “Por isso, uma das primeiras ações de nossa gestão foi filiar o Clube ao CBC, que é o principal fomentador do esporte olímpico brasileiro, vislumbrando benefícios como a concessão de passagens aéreas para participação de atletas e membros de comissão técnica em Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI).”

Além do ECB, contribuem conjuntamente para a organização do evento as Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Sindicato de Clubes estadual (Sindiclube-BA). Presente na coletiva desta terça, o titular da Setre, Davidson Magalhães, ressaltou o papel dos clubes na formação conjunta de atletas com o poder público. “Além do esporte, enquanto agregador social, o Governo do Estado tem o alto rendimento como uma política muito bem definida, que, como qualquer política pública, tem um limite”, disse Davidson.

“Muitas vezes, nós promovemos a formação do atleta, e ele acaba não ficando na Bahia, porque há uma parte subsequente na formação que não é responsabilidade do Estado; tem a ver com a existência de clubes que deem sustentação [ao atleta]. Essa iniciativa [a realização do Fórum], do ponto de vista do esporte, é fundamental para que tenhamos uma rivalidade sadia não só no futebol mas também em outras modalidades”, acrescentou o Secretário.

O Diretor da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) no Nordeste, Marcelo Sacramento, aproveitou a ocasião para relembrar as medalhas conquistadas por atletas baianos na última Olimpíada, em Paris, e projetar a próxima edição, em Los Angeles. “A Bahia é um celeiro de atletas e de preparação olímpica”, frisou Marcelo. “Essa preparação passa pelo acontecimento do Fórum no dia 19, no qual indicaremos detalhadamente os caminhos a serem percorridos na busca de recursos, para que eles possam de fato chegar a clubes e atletas e a gente possa ter, ao longo desses quatro anos, um trabalho que dê resultados.”

Contribuição para o turismo — Durante a entrevista, também foi enaltecida a contribuição dada ao turismo pela realização do Fórum Estadual de Formação Esportiva. De acordo com a Chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, o órgão ‘tem procurado captar outros eventos como esse’. “Além do viés de formação que o Fórum tem, ele também é um evento que provoca uma movimentação muito significativa na economia local, nas áreas de alimentação, transporte e hospedagem, e destaca o potencial de nosso estado nos aspectos natural, cultural e esportivo”, elucidou Giulliana.

O Fórum será realizado na Arena Fonte Nova, com entrada aberta ao público, que deve se inscrever AQUI. O prazo vai até esta sexta-feira (13) ou até acabarem as vagas. São esperados ao menos mil participantes, de diversos municípios do estado. Neste ano, o evento já passou por cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). Mais informações estão disponíveis em cbclubes.org.br.