O Esporte Clube Bahia — Associação expressa profundo pesar pelo falecimento do técnico e ex-jogador de vôlei de praia Paulo Roberto Moreira da Costa, mais conhecido como Paulão. Ele nos deixou nesta terça-feira (2), aos 56 anos, vítima de um infarto.

Baiano de Salvador e torcedor do Clube, Paulão formou dupla histórica nas areias ao lado do conterrâneo Paulo Emílio. Com ele, conquistou o título do primeiro Circuito Brasileiro, em 1991, ao qual seriam somados dez títulos de etapas e 24 pódios nas edições seguintes. Também juntos, alcançaram a prata no Circuito Mundial de 1992/93 e o bronze na edição de 1997 e na estreia do Campeonato Mundial, no mesmo ano. Em março de 2025, inclusive, ambos participaram do evento de anúncio da equipe tricolor na modalidade.

Desde 2017 no Chile, Paulão era o treinador principal da seleção nacional e contribuiu para o desenvolvimento da modalidade naquele país. Lá, conduziu a equipe em conquistas de títulos sul-americanos, pódios pan-americanos e uma classificação olímpica.

Além de tudo isso, ele era primo e maior incentivador de outro ídolo do vôlei de praia, o embaixador tricolor Ricardo Santos, melhor jogador do mundo em 2005 e 2007 e segundo maior medalhista olímpico de nosso estado.

Assim, o Esquadrão se solidariza com Ricardo e os demais membros da família de Paulão, bem como com seus amigos e admiradores.

Obrigado, Paulão. Descanse em paz.