’Pé na areia’: Bahia irá disputar pela primeira vez a Liga Nacional de Futevôlei

A Associação Esporte Clube Bahia irá disputar pela primeira vez a Liga Nacional de Futevôlei, principal torneio da modalidade no país. A competição terá início no dia 19, em Guapimirim (RJ), e o Esquadrão fará sua estreia em nada mais, nada menos que um clássico Ba-Vi.

Na edição da Liga este ano, haverá ao todo 12 equipes: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Paraná, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória. O Tricolor de Aço será representado pelos multicampeões Bruno Barros, Felipinho, Renanzinho e pelos ex-jogadores de futebol Preto Casagrande, que exercerá ainda o papel de coordenador, e Bruno Carvalho, que atuou profissionalmente pelo Clube de 1997 a 1998. Eles terão como treinador Marcelo Marques. Conforme o regulamento, devem ser escalados, por rodada, um ex-jogador e um atleta profissional de futevôlei.

“É um esporte que está em crescente em todo o país e que tem tudo a ver com Salvador, um terreno fértil tanto por causa das praias como da paixão por futebol e modalidades afins”, falou o Presidente Emerson Ferretti sobre a motivação. “Onde o Bahia está presente, a torcida também está, e por isso temos certeza de que no futevôlei não será diferente.”

O certame é disputado em duplas e tem formato de pontos corridos, num único turno. As partidas são decididas em dois sets de 18 pontos — em caso de empate, há um terceiro, de 15. Um triunfo por dois sets a zero vale três pontos para o vencedor; por dois sets a um, vale dois pontos para o vencedor e um para o perdedor. Após as 11 rodadas, os quatro primeiros colocados avançam para a fase mata-mata. Distribuídos em 10 diferentes localidades do país, os jogos terão transmissão ao vivo, pelo SporTV e pelo canal oficial da Liga Nacional de Futevôlei no YouTube.

Novas informações, como os confrontos das demais rodadas, serão divulgadas em breve, por meio dos canais de comunicação oficiais da Associação Esporte Clube Bahia.

Histórico favorável — Nascido para vencer, o Esquadrão já ostenta em sua história o título de campeão brasileiro de futevôlei 4×4 — categoria disputada em quartetos —, conquistado em 2013, sobre o Náutico, após ter batido o favorito Flamengo nas semifinais. O feito da equipe formada por Café, Guga, Leandro e Marcelinho lhe rendeu uma vaga no Mundial daquele ano, no Rio de Janeiro.