O primeiro campeão da história do Campeonato Baiano de Basquete está de volta à competição. O retorno do Bahia — Associação será neste domingo (28), quando as equipes adulta e sub-23 do Esquadrão terão pela frente o Salvador Basket. Ambas as partidas acontecerão na Adelba Salvador, em Piatã, às 13h45 e 12h, respectivamente, com portões abertos à torcida e transmissão ao vivo pelo youtube.com/@basquetefbb e pela TV Alba.
Para a estreia, o técnico Marcelo Martins relacionou ao todo 22 jogadores. No adulto, foram eles: os armadores Moisés Santos, Pablo Esteves e Paulo Barreto; os laterais Adriel Pereira, Carlos Neto, Emerson Bahia, Francis Lauxen e Guilherme; os alas-pivôs Rafael Buffalo e William Santos; e os pivôs Boaz Soares e João Lucas.
No sub-23, figuram na lista os armadores Felipe Lacerda, Moisés Santos e Paulo Gabriel; os laterais Adriel Pereira, André Gael, Carlos Neto e Luiz Augusto; os alas-pivôs Jean, Malik e Paulo Richard; e os pivôs Kevin Gunes e Pedro Gil.
Presente nos dois grupos, o atleta Adriel Pereira é um dos destaques tricolores, com passagem pela Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).
Histórico tricolor
A história tricolor no basquete, assim como a do estado como um todo, carece de dados. Segundo registros encontrados pelo Bahia — Associação, além dos primeiros títulos baianos, em 1934 e 1935, o Clube detém ao menos outros dois estaduais na categoria adulta e seis na categoria sub-22, conquistados entre 1980 e os anos 2000.
Recentemente, em parceria com a Unifacs, o Esquadrão foi medalha de prata nos Jogos Universitários da Bahia (Juba), primeiro certame oficial disputado desde o início do novo projeto, neste ano.
Foto: Junior Ribeiro/Nós Produzimos